Receba uma proposta de matrícula do(a) Educação Infantil
Proposta pedagógica
Assim como no Berçário, na Educação Infantil nossas propostas também são inspiradas na abordagem italiana de Reggio Emília, metodologia inovadora a qual orienta, guia e cultiva o desenvolvimento intelectual, emocional, social e moral das crianças.
Diferenciais Pedagógicos
- Excelência na proposta pedagógica pastoral, por meio de experiências significativas em que a criança é protagonista de seu aprendizado.
- Equipe em constante formação para olhar e escutar de maneira sensível e acolhedora as necessidades de cada criança.
- Metodologia pedagógica inspirada na abordagem educativa de Reggio Emília, articulada com o material didático.
- Formação integral com fortes fundamentos em cidadania, solidariedade, identidade, cooperação e justiça.
- Momentos de acolhida promovidos pelas educadoras e equipe de Pastoral Escolar com foco na formação humana e cristã.
- Ambientes projetados com espaços interligados (internos e externos) para o desenvolvimento da autonomia infantil.
- Contextos que estimulam a interação e a aprendizagem relacional, para o desenvolvimento das potencialidades e do pensamento reflexivo.
- Projeto de pesquisa científica, com foco na curiosidade e descoberta das crianças.
- Desenvolvimento das múltiplas linguagens e da expressão do pensamento infantil, por meio de um universo variado de comunicação: oral, escrita, corporal, lúdica, plástica, visual, musical, matemática e social.
- Estimulação criativa e problematizadora através de diferentes recursos tecnológicos e projetação de luzes.
- Desenvolvimento do pensamento computacional e da lógica de programação com a utilização do robô Cubetto inserido nos projetos didáticos [a partir do Infantil 1].
- Língua Inglesa a partir do Infantil 1 [a partir dos 3 anos].
- Aulas de musicalização para o desenvolvimento da escuta atenta e sensível consigo e com o outro.
- Plataforma digital de matemática como recurso para o desenvolvimento e ampliação do raciocínio lógico matemático.
Material Didático
Coleção Girolhar para as turmas do Infantil 2 e 3.
Coleção didática de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Para a organização curricular da Coleção Girolhar, foram contemplados os eixos norteadores do currículo que são as interações e as brincadeiras, que asseguram experiências que promovem o autodescobrimento, experiências pessoais e sociais significativas, situações de aprendizagem mediadas para o desenvolvimento da autonomia e vivências éticas e estéticas.
Projeto Contraturno
- Excelência na proposta pedagógica pastoral, por meio de projetos de pesquisa por centro de interesse e com impacto social, em diversas áreas do conhecimento: educação ambiental e financeira, projetos literários, introdução ao pensamento científico, onde a criança é protagonista de seu aprendizado.
- Equipe pedagógica e de professores qualificada, com formação continuada.
- Acompanhamento e orientação pedagógica em trabalhos e tarefas escolares, objetivando a excelência no desempenho acadêmico.
- Orientação pedagógica específica para o segmento, proporcionando atendimento próximo às crianças e famílias.
- Ações pedagógicas para o desenvolvimento da dimensão do cuidado e da solidariedade,
- Espaço projetado e organizado para o atendimento qualificado e humanizado, com ambientes acolhedores e que proporcionam momentos de aprendizagem, lazer e descanso com qualidade.
- Estimulação na área da linguagem e matemática, através de projetos pedagógicos que proporcionam de maneira lúdica e atraente a participação ativa das crianças.
- Aulas de Língua Inglesa (The Kids Club) articuladas com os conteúdos dos demais projetos pedagógicos.
- Desenvolvimento da autonomia nas rotinas diárias de alimentação e higiene.
- Alimentação adequada e de qualidade, com produção exclusiva na escola, com cardápio elaborado por nutricionista e seguindo as preferências saudáveis das crianças (oferecemos duas refeições: almoço e lanche).
- Momento de recreação, esporte, lazer e integração.
- Flexibilidade no atendimento, onde a família tem a possibilidade de optar por dias específicos e também por horários de entrada e saída diferenciados.
- Divisão de turmas por faixa etária, qualificando o desenvolvimento dos projetos pedagógicos e o acompanhamento das tarefas e rotinas de estudo.
Projeto de Pesquisa
Estimulada a pesquisa científica e o desenvolvimento do trabalho em grupo, gerando novas experiências de aprendizagem e fortalecendo a identidade da criança e do grupo.
Funcionamento: São organizadas etapas de trabalho num processo de pesquisa, todas em contexto infantil. São sequências baseadas em:
- Registros orais, escritos com o complemento de desenhos e figuras;
- Músicas;
- Parlendas e poesias;
- Jogos para o desenvolvimento da alfabetização e do pensamento lógico matemático;
- Viagens de estudo;
- Pesquisa em livros, internet e in loco;
- Literatura infantil.
Pastoral
O objetivo é animar e dinamizar a Comunidade Educativa visando à formação integral e a vivência dos valores humanos e cristãos desde a mais tenra idade.
Na Educação Infantil, a pastoral realiza encontros mensais e celebrativos que desenvolvem valores necessários para a construção da formação integral. Além dos encontros mensais, os valores são trabalhados diariamente por meio da proposta pedagógica, que objetiva a construção do senso de respeito e de cuidado com o meio ambiente, consigo e com o outro.